quarta-feira, 3 de junho de 2015

Açúcar: o inimigo oculto


Não é novidade para a população que o consumo excessivo de açúcar causa diversos malefícios à saúde, como: obesidade, diabetes, cáries, entre outros. Ainda assim, os brasileiros consomem açúcar em excesso.
Você sabia que o consumo diário de açúcar, tanto para indivíduos saudáveis quanto para diabéticos, deve ser no máximo de até 10% das calorias totais ingeridas no dia? Ou seja, em uma dieta de 2.000 calorias por dia, a quantidade de sacarose não deve ultrapassar 50 gramas.
Atenção! Não são só os doces que contêm açúcar, alguns alimentos salgados, como o pãozinho francês do café da manhã, também pode conter o ingrediente. Os produtos industrializados podem possuir grandes quantidades de açúcar, e muitas vezes não são percebidos pelos consumidores.
Até mesmo alimentos considerados mais “saudáveis” como: sucos naturais, barra de cereal, iogurtes, granolas e gelatinas, quando consumidos em grandes quantidades ou de maneira desequilibrada podem aumentar a quantidade de açúcar ingerido e prejudicar uma alimentação balanceada.
Reduzir a ingestão deste nutriente não é uma tarefa tão fácil quanto parece.
Então vamos conhecer os diferentes tipos de açúcar existentes e em quais alimentos estão presentes:
Tipos de açúcar

Combinação
Alimentos
Frutose

FrutoseFrutas, mel, xarope de milho, bebidas industrializadas
Lactose

Glicose + galactoseLeite, queijos, manteiga, requeijão, iogurtes, creme de leite
Sacarose

Glicose + frutoseAçúcar: refinado, mascavo, cristal, cana de açúcar, mel, frutas
Amido

GlicoseXarope de milho, arroz, farinha de trigo, batata, mandioca
Dica:
Uma das maneiras para evitar a ingestão exagerada de açúcar, é estar atento às informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos. O alimento que está em primeiro lugar na lista de ingredientes dos produtos é o que está em maior quantidade na porção. Assim, prefira sempre os alimentos naturais e fique atento a quantidade de açúcar que você adiciona nas suas preparações.
creditos: ameocoracao
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disse Jesus Cristo: Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim não é digno de Mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após Mim, não é digno de Mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de Mim, achá-la-á.
Mateus 10:37-39---------------leia a bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário