sexta-feira, 29 de maio de 2015

Truques para descobrir mentiras

Conseguir entender se alguém está mentindo poderia se torar útil em muitas situações. Claro uma "máquina da verdade" seria mais eficaz  e mais fácil de usar mas existem muitos truques que vamos dar nesse artigo, para ajudar a enxergar se uma pessoa está mentindo. Não é fácil e vai servir um pouco de esforço mas o resultado será ótimo. Vamos ver o primeiro truque:
Método 1 de 4: Observar e compreender rosto e olhos

É importante que você analise todas as micro-expressões que aparecem no rosto de uma pessoa enquanto fala; essas vão revelar as emoções autênticas e a verdade. Não é moleza percebe-las, você vai ter que treinar. Em geral as expressões da pessoa que está mentindo são estresse, sobrancelhas levantadas e pequenas rugas na fronte. Muitos tocam o nariz  o cobrem a boca como se quisessem esconder (visivamente) as palavras que estão dizendo. Os lábios serrados são sinal de tensão.
Quando uma pessoa está inventando (falando), os seus olhos vão se mover para direita (o contrário para um canhoto). Quando alguém mente tem a tendência a bater al pálpebras, para os homens aumenta a vontade de coçar os olhos. Outro sinal de mentira são os dedos apoiados na área dos olhos. Esquivar o olhar ou olhar por outro lado não é sinal de mentira, pelo contrário os mentirosos profissionais olham você fixo nos olhos para "provar" a verdade deles.Método 2 de 4: 
Observa os tiques do corpo deles

Se começam a suar geralmente estão mentindo, mas nesse caso não sempre se pode ter a certeza absoluta. Muitas pessoas suam mais que outras por nervosismo ou timidez se contudo junto com o suor temos uma leve tremedeira, rosto avermelhado e dificuldade em engolir então a mentira é quase certa. Observa os movimentos da cabeça, se são "estranhos" e não em linha com o sentido da sentença provavelmente trata-se de uma mentira.
Uma pessoa que reflete imóvel talvez está pensando como te enganar, já que é natural acenar "sim" ou "não" com a cabeça para transmitir o próprio pensamento. As pessoas que estão brincando com as mãos ou manipulando objetos, mesmo que não sejam de sua propriedade, estão tentando esconder os próprios movimentos naturais, por medo de ser descobertos. Quando nos relacionamos com alguém temos a tendência de imitar o comportamento de outra pessoa. Se mentimos este fenômeno não acontece pois o mentiroso faz o esforço de criar uma falsa realidade para o seu interlocutor.
Uma pessoa que está mentindo engole frequentemente e dá discretas tossidas ( as mentiras fazem aumentar a adrenalina fazendo antes aumentar  a salivação e depois diminui-la). Observe também o ritmo do respiro, quem mente respira mais rápido e ocasionalmente faz um longo respiro profundo. Em situações "normais" a gente fica confortável e inclina o corpo na direção do interlocutor, enquanto o mentiroso limita seus movimentos e se "fecha" sobre si mesmo.
Outro ponto importante são as juntas do dedos, os mentirosos pegam um objeto e o apertam até tornar brancas as juntas sem perceber. Mexer no cabelo, tocar várias vezes a gravata ou mexer com as mangas da camisa são gestos usuais para os mentirosos. Não esqueça que muitos mentirosos " profissionais" tentam de aparecer confortáveis ou até entediados; não sentindo-se tenso por sua vida cheia de mentiras consegue quase a relaxar-se.
Método 3 de 4: mentiras e a voz
Também a voz pode nos ajudar a descobrir uma mentira, falar mais rapidamente do normal tem o propósito de cobrir uma mentira. Os mentirosos compulsivos estudam as fintas respostas e podem responder muito rapidamente ás perguntas.  O mentiroso tem a tendência de pular as horas do dia, se está contando o seu dia mas pula toda a tarde ou toda a manhã , está provavelmente resumindo o dia para lembrar-se o que disse e não correr o risco de se contradizer.
Presta atenção nas suas respostas: quem diz a verdade te escuta sem replicar cada sua afirmação. Uma pessoa sincera responde á tuas perguntas com explicações cheias de detalhes, ao contrário quem está contando mentiras continua a repetir o que disse um minuto atrás. As mentiras exigem uma maior elaboração mental. O mentiroso profissional utiliza pequenos truques para ganhar tempo como: repetir as tuas palavras primeiro de responder, pedir a repetição da pergunta, afirmar que tua pergunta é muito inteligente ou diz que a resposta seria comprida demais e não pode ser dada imediatamente, ou então usa as clássicas sentenças como "depende do que você entende dizer" ou "onde você ouviu isso?"
Também o uso de sarcasmo pode servir a cobrir uma mentira e o uso de sentenças como "Pra dizer a verdade ..."; "ou então"; "francamente..." todos essas são tentativas de responder e elaborar uma mentira convincente.
Método 4 de 4: descobrir as mentiras fazendo várias perguntas

Este é um ótimo modo de descobrir uma mentira, mas é preciso lembrar de muitos fatores diferentes como o constrangimento, timidez ou senso de inferioridade do presunto mentiroso. Voçê deverá reunir e considerar todos os elementos descritos acima, controlar a expressão do rosto, dos olhos, do respiro. Claramente você deve conhecer um pouco a pessoa, seus hábitos, os seus preconceitos e se essa pessoa já te mentiu no passado.  Antes de tudo você tem que ter um pouco de tempo para calmar o possível mentiroso, tente criar um clima relaxado e tranquilo.
Quando você faz as perguntas comporte-se em maneira submissa e complacente para fazer em maneira que abaixe a guarda. Nessa maneira você vai notar melhor suas manifestações de estresse vai entender o que esperar no caso minta. Lembre-se sempre que os mentirosos podem contar histórias verdadeiras mas tentam sempre de evitar as perguntas. Quando vai dar uma resposta pressione para que a explique de novo; um bom método é pedir para contar de novo a história controlando a cronologia do eventos, pois se mentir será difícil, para ele lembrar todas as informações não verdadeiras e a um certo ponto poderia dizer alguma coisa que não calhe com a primeira versão da história.
Se você lida com um profissional da mentira então faça perguntas para que conte sua história ao contrário (em ordem cronológica invertida), poderia não conseguir nessa façanha. Faça muitas pausas e fique em silêncio, deixando que seja ele a falar, pois mais fala e mais talvez ele omita um erro. Se você conseguir ficar impassível diante da sua história, se essa for uma mentira, o mentiroso não vai conseguir entender se você acreditou ou não na história e vai ficar nervoso.
creditos: astoupeiras
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Romanos 1:16,17--------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário