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EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA CONTROLE SOBRE O VEÍCULO
Os exercícios avançados aqui descritos devem ser SEMPRE acompanhados e orientados por um instrutor experimentado, já que envolvem situações de risco e de exigências mais acentuadas sobre os componentes do veículo. NÃO TENTE repetir estes exercícios sem um professor experiente. As conseqüências podem ser altamente danosas e prejudiciais a você e a terceiros.
MANOBRAS
Segundo o dicionário Aurélio, é o “conjunto de ações ou movimentos para alcançar um fim desejado”. Antes de entrarmos nos exercícios básicos e avançados, gostaria de conversar um pouco sobre as manobras de uma maneira mais geral. Manobras são as movimentações em que mudamos acentuadamente a direção do carro, geralmente em espaços restritos.
Como a descrição do dicionário diz, é um conjunto de ações, e sendo um conjunto, podemos simplificá-lo tomando um passo de cada vez e dedicando nossa atenção somente a ele.
Outro fator decisivo na manobra é o controle sobre o carro nas baixas velocidades através de um grande controle sobre a embreagem do carro ( quando não for automático, é claro ! ).
De qualquer modo vale lembrar que existe uma relação direta entre a velocidade do carro e a velocidade que temos de virar o volante para realizar o mesmo movimento.
Trocando em miúdos, vale dizer que quanto mais rápido vamos, mais rápido temos que virar a direção.
Em conseqüência, quanto mais rápido, menos controle sobre a trajetória do carro, sendo que a trajetória é um dos pontos mais importantes da manobra, já que temos inúmeros obstáculos à nossa volta quando trafegamos.
Resumidamente, uma decisão antecipada de como realizar a manobra, a menor velocidade possível e um passo de cada vez são os três pontos que podem tornar a manobra um sucesso de crítica e público.
As manobras exigem uma noção bastante precisa do posicionamento e das dimensões do carro. Junto a estas noções agregam-se outras que vão sempre tornar a manobra mais difícil de aprender do que trafegar em trânsito. Com certeza levamos mais tempo para aprender a manobra do que para aprender a trafegar. Perseverança e paciência são essenciais.
Outro ponto muito importante sobre a manobra é que a traseira de seu carro é sempre mais difícil de posicionar que a dianteira ! Leve sempre PRIMEIRO a traseira para seu lugar, depois a dianteira.
BALIZA
Um dos exercícios mais básicos, a Baliza é a manobra que mais oferece dificuldade ao motorista. Saber que não é possível ver a parte do carro que vai se aproximar da calçada já preocupa o iniciante. A coordenação entre o volante e a velocidade do carro é um outro empecilho incômodo. Seguindo alguns preceitos básicos e lembrando deles na hora de executar o movimento nos facilita bastante:
A baliza é um “S” executado OBRIGATORIAMENTE em ré. Lembre-se, a roda traseira nos obriga a posicionar a traseira do carro ANTES de trazer a dianteira para o seu lugar. O movimento é realizado de preferência com o carro em movimento, mas se seu carro tem direção hidráulica, pode virar parado, mesmo.
A relação direta entre a velocidade do carro e a velocidade que viramos o volante é um dado importantíssimo: Se viramos o volante muito rápido, alcançamos a calçada antes que a frente chegue em seu lugar. Se viramos o volante muito devagar, ficamos com a traseira do carro longe da calçada. A correção melhor para qualquer um dos dois erros é sair e reiniciar a manobra. O conserto é muito mais difícil que reiniciar.
Não é possível visualizar a calçada pelo espelho direito do carro até que já estejamos no lugar certo.
É possível perceber se estamos com uma aproximação boa pelo espelho esquerdo, que mostra a lateral do carro de trás se alinhando com a lateral do nosso carro.
Uma velocidade reduzida permite escolhermos melhor a posição do carro. Veja as imagens e as fotos.
A relação direta entre a velocidade do carro e a velocidade que viramos o volante é um dado importantíssimo: Se viramos o volante muito rápido, alcançamos a calçada antes que a frente chegue em seu lugar. Se viramos o volante muito devagar, ficamos com a traseira do carro longe da calçada. A correção melhor para qualquer um dos dois erros é sair e reiniciar a manobra. O conserto é muito mais difícil que reiniciar.
Não é possível visualizar a calçada pelo espelho direito do carro até que já estejamos no lugar certo.
É possível perceber se estamos com uma aproximação boa pelo espelho esquerdo, que mostra a lateral do carro de trás se alinhando com a lateral do nosso carro.
Uma velocidade reduzida permite escolhermos melhor a posição do carro. Veja as imagens e as fotos.
creditos: defensiva
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Louvai ao SENHOR(Deus), porque Ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.
Salmos 118:1-------------------LEIA A BÍBLIA
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