O Transtorno Bipolar é uma doença caracterizada pela alternância brusca de humor, onde, ora a pessoa fica eufórica (episódios de mania) ora muito deprimida, intercalando com períodos de normalidade. A causa da doença bipolar do humor ainda não é inteiramente conhecida, sabe-se apenas que os fatores biológicos, genéticos, sociais e psicológicos somados, podem influenciar no seu desencadeamento.
Em geral, o transtorno bipolar tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença é bastante observada. A doença pode ter início na infância, geralmente com sintomas de irritabilidade intensa e impulsividade. Um terço das pessoas manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade. As mulheres são as mais afetadas pelo transtorno, com muitos casos entre os 45 e 50 anos de idade.
Não se deve confundir transtorno bipolar com as alterações de humor motivadas por dificuldades cotidianas como o estresse , pois estas são passageiras e desaparecem quando solucionados os problemas.
No transtorno bipolar a mudança do comportamento de euforia para depressão ou vice-versa é imediata. Porém, o indivíduo não percebe em nenhum momento esta alteração, pois seu senso crítico e capacidade de avaliação objetiva das situações ficam prejudicadas ou inexistentes.
- Os sintomas do transtorno bipolar são divididos em dois episódios: Mania ou Euforia, e Depressão. No primeiro, o paciente pode apresentar:
Mania ou Euforia
Aumento de energia e disposição;
Humor eufórico;
Irritabilidade, impaciência, “pavio curto”;
Distração;
Exaltação;
Pensamento acelerado, tagarelice;
Insônia;
Otimismo exagerado, aumento da auto-estima;
Gastos excessivos;
Falta de senso crítico;
Delírios e alucinações;
Abuso de álcool ou drogas;· Idéias de suicídio;
Desinibição exagerada;
Comportamentos inadequados;
- Na Depressão, pode-se apresentar:
Desânimo, cansaço mental;
Dificuldade de concentração, esquecimento;
Isolamento social e familiar;
Apatia, desmotivação;
Sentimento de medo, insegurança, desespero e vazio;
Pessimismo, idéias de culpa;
Baixa auto-estima;
Alteração do apetite;
Redução da libido;
Aumento do sono;
Dores e problemas físicos como, cefaléia, sintomas gastrintestinais, dores pelo corpo e pressão no peito;
Idéias suicidas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
Colossenses 3:9-13------------LEIA A BÍBLIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário